Formadores



Carla Morais

Nasceu em Valpaços, a 23 de dezembro de 1980. É licenciada em Química, Mestre em Educação Multimédia e Doutorada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É Professora Auxiliar e membro da Unidade de Ensino das Ciências nessa Faculdade. É também membro do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP). É coordenadora da especialização de Educação do Mestrado em Multimédia e tutora da área de Educação do Programa Doutoral em Media Digitais (UT Austin | Portugal) da Universidade do Porto. É membro da Comissão Científica dos referidos ciclos de estudos, bem como do Mestrado de Física e Química em Contexto Escolar (FCUP). É orientadora ou coorientadora de diversas Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado em curso. Orientou numerosas Dissertações de Mestrado já concluídas, na área das Tecnologias Educativas e do ensino da Química. Está envolvida na dinamização de cursos de Formação Contínua de Professores, desempenhando funções como formadora. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais de Química, Ensino e Tecnologias Educativas. Proferiu apresentações e palestras, no domínio do ensino da Química e dos computadores aplicados ao ensino, em escolas, congressos e encontros científicos. É coautora de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de software educativo para o ensino da Química e da Física.


Nuno Francisco 
Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco, natural de Leiria. Toda a formação académica superior na FCUP, com a licenciatura em Química – ramo educacional, especialização na mesma área durante a frequência de mestrado e atualmente doutorando, em Ensino e Divulgação das Ciências. Profissionalmente, estagiário em 1999/2000 na Escola Fontes Pereira de Melo e professor efetivo no Colégio Cedros desde 2000/2001. Existiu acumulação de funções docentes na ESE, na cadeira de Ciências da Natureza I (Física) para professores do 1º ciclo em 2003-04, nas escolas Francisco Torrinha/Agrupamento de escolas Garcia de Orta em 2011/12 e, atualmente, no Agrupamento de escolas de Canedo. Coordenador de vários projetos vencedores de concursos, nacionais e internacionais. Orientador de diversos alunos premiados em olimpíadas de química. Participação ativa em inúmeras ações de formação, com diversas conferências e workshops dinamizados, em Portugal e no estrangeiro. Salienta-se ainda o papel de bolseiro de investigação do projeto europeu PROFILES, em 2012-13 e a publicação de um artigo na revista Foundations of Chemistry intitulado: “A colourful bond between Art and Chemistry”. Em resumo, um professor-investigador que gosta de abraçar projetos aliciantes!



Jorge Mota 
Jorge Mota nasceu no Porto, em 1981. Ingressou no Ensino Superior em 1999, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo concluído, em 2004, a Licenciatura em Biologia ­ Ramo Educacional. Desempenhou as funções de docente do grupo 520 em diferentes escolas do país e em diversos níveis de ensino. Atualmente, frequenta o Mestrado em Multimédia – Especialização em Educação, na Universidade do Porto. 
















Comentários