Workshop



Neste workshop atender-se-á às potencialidades do inquiry-based science education (IBSE) no processo de ensino-aprendizagem das ciências, no Ensino Básico e Secundário. De acordo com Branch e Oberg (2004) “inquiry-based learning is a process where students are involved in their learning, formulate questions, investigate widely and then build new understandings, meanings and knowledge.” O IBSE é uma metodologia educativa construtivista e integradora, com carácter iterativo que tem potencial para envolver os diversos intervenientes no processo de ensino-aprendizagem.


Os módulos inquiry são definidos como um conjunto de recursos pedagógicos que visam contribuir para a abordagem das ciências através de problemas sociais e éticos. De acordo com Rannikmäe, Teppo e Holbrook (2010) “the objective of the modules is to increase the relevance and popularity of science teaching in the eyes of students, but at the same time guarantee solid student learning headed for enhancing scientific literacy.” A construção de módulos inquiry é um desafio no qual os participantes são chamados, a partir de situações-problema, a formular questões motivadoras, a mobilizar conhecimentos e a propor soluções, ou reformular hipóteses, na tentativa de resolução do problema inicialmente proposto. A estrutura de um módulo pode ter as seguintes etapas: orientação; conceptualização; investigação e conclusão. Os recursos multimédia podem integrar, com enorme potencial pedagógico, os módulos desenvolvidos, que estarão em sintonia com as Metas e com os curricula de ciências. Em pequenos grupos de trabalho, os participantes são convidados a desenhar um módulo IBSE, explorando de forma crítica as intervenções do multimédia para um dado tema de ciências (Thier, 2000). A partilha de experiências e dos planos de intenções associados ao desenvolvimento dos módulos será incentivada, esperando-se a utilização futura dos materiais que venham a ser produzidos. A disseminação destes módulos inquiry, com reforço multimédia, é também um dos objetivos primordiais, de forma a envolver os participantes na partilha de materiais e na reflexão em torno da sua aplicação pedagógica.




BIBLIOGRAFIA 
Branch, J., Oberg, D. (2004). Focus on inquiry: a teacher’s guide to implementing inquiry-based learning. (pp. 1-5) Alberta, Canada: Alberta Learning. 
Rannikmäe, M.; Teppo, M. e Holbrook, J. (2010). Popularity and Relevance of Science Education Literacy: Using a Context-based Approach. Science Education International, 21(2), 116-125. 
Thier, H.D. (2000). Developing Inquiry-Based Science Materials: A Guide for Educators. New York: Teachers College Press, Columbia University.

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